Litha - Celebração do Solstício de Verão
top of page

Litha - Celebração do Solstício de Verão

Acredita-se que tudo aquilo que for sonhado, desejado ou pedido na noite de Litha se tornará realidade. Essa é a noite do Poder Mágico!

Litha - Solstício de Verão - Blog Janinne Herrleinn

O Solstício de Verão é celebrado por volta do dia 21 de dezembro no Hemisfério Sul, marcando o pico da energia solar, quando a luz se encontra acima da escuridão, trazendo poder e proteção.


Em Litha, a natureza está explodindo em vida.

A Deusa, radiante e plena, floresce por toda a parte e mostra toda a exuberância da natureza, e o Deus Sol chegou à sua plenitude e poder, ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização e abundância.



Litha é uma celebração solar com elementos ritualísticos baseados no calor, na vibração e nas cores do sol e do verão.

Um elemento imprescindível para essa comemoração é a fogueira, podendo ser substituída por uma profusão de velas vermelhas e laranjas.

  • O altar pode ser enfeitado com flores de girassol, camomila, calêndula, laranjeira, alecrim, ervas, flores e frutas da estação;

  • Você pode confeccionar saquinhos de proteção, traçar runas e outros símbolos mágicos, consagrar e pendurar amuletos em suas portas e janelas;

  • Também é tradicional fazer um bastão mágico, comemorar o povo das fadas, pendurar ervas para secar, fazer purificações com fumaça de ervas e água do mar.

Canalize a energia do Solstício de Verão, dance danças em espiral e consulte oráculos ao final do ritual.


Litha - Solstício de Verão - Blog Janinne Herrleinn - Roda Solar

Das tradições de Litha, a mais conhecida e repetida é a Roda Solar.

A Roda Solar é um símbolo do Sol e é confeccionada no Solstício de Verão, representando seu apogeu.



A Roda Solar é bem simples de ser confeccionada, você pode fazer em sua casa:

  • Colha galhos maleáveis - eu, particularmente, gosto de usar galhos de Hera (sempre pedindo licença para a árvore de que forem tirados) e entrelace-os, fazendo uma circunferência;

  • Corte dois cordões e amarre-os em 4 pontos da Roda (produzindo um desenho similar à um sinal de +);

  • Enfeite a Roda com fitas, flores, penas, cristais e demais símbolos que representem abundância e prosperidade.


Após finalizar a confecção, você pode entregar a Roda Solar na natureza, em uma árvore bem grande e bonita para que seus desejos tenham força e fartura. Ou, ainda, pendurar em sua casa para que funcione como um amuleto de proteção e riquezas.


Sua Roda ficará no local em que você entregou até o Litha do próximo ano, quando ela será queimada, e uma nova poderá ser produzida.




Deusas do Solstício de Verão


As Deusas associadas a Litha são todas as Deusas da Fertilidade, da Terra e da Beleza, como Afrodite, Aine, A Mãe do Milho, Anahita, Arianrhod, Astarte, Coatlicue, Freya, Gaia, Inanna, Ishtar, Mawu e Rhiannon e todos os Deuses Solares.


Escolhi, dentre as Deusas de Litha, falar um pouco sobre Afrodite.

Afrodite é a Deusa grega do amor. Segundo as lendas, ela teria nascido das espumas do mar e sido cuidada pelas Horas e Graças, que a teriam tornado ainda mais bela do que já era.

A vida era nova e frágil quando Afrodite chegou como um suspiro da renovação. Nascida de ventos gentis no mar oriental, ela chegou à ilha de Chipre. Tão graciosa e sedutora era a Deusa, que as Estações correm para recebê-la, implorando para que permanecesse lá para sempre.

Ela atravessou a praia cristalina e caminhou sobre as montanhas e vales, procurando por todas as criaturas viventes. Magicamente as tocou com desejo e as mandou embora em alegres pares.

Abençoou o útero das mulheres, guardando-os enquanto cresciam, e aliviou as dores do parto. Em todos os lugares, espalhou a promessa escondida da vida. Todos os dias, beijava a terra com o orvalho da manhã.

Todos os invernos, voltava a Chipre para seu banho sagrado em Paphos. Caminhava para o mar, para os ritmos lunares da maré. Quando emergia, com seu espírito renovado, a Primavera florescia plenamente e todos os seres sentiam sua alegria.

Pelas estações, anos, eras, os mistérios de Afrodite permaneciam invioláveis, pois apenas ela entendia o amor que gera a vida.


Seu nome vem da palavra grega ‘Aphros’, que quer dizer espuma, e significa “Aquela que nasceu da espuma”. Afrodite governa o nascimento, a vida, o amor, a morte, o tempo e o destino. Por ser considerada uma Deusa dos instintos e da fecundidade, os gregos acreditavam que era Afrodite quem espalhava sobre a Terra a energia causadora da geração de todas as coisas.

De acordo com os gregos, Afrodite é quem acende a chama do desejo no coração da humanidade. Como Deusa do amor, sua função é inspirá-lo em todas as suas manifestações.

Na natureza, seu poder se fazia sentir por intermédio das chuvas da Primavera, enviadas pela Deusa para fecundar o solo e fazer germinar as sementes.

Acreditava-se que, onde Afrodite pisasse, flores germinavam aos seus passos. Ela era responsável pela beleza das plantas, sendo conhecida como “Antheia”, que significa “Deusa das Flores”, devido à sua conexão com as plantas mágicas e por ser a responsável pelo orvalho da manhã, que realça o brilho das flores. É a Senhora Soberana da preservação das espécies e da renovação da vida.

- Todas as Deusas do Mundo - Claudiney Prieto -


AFRODITE

Quando abro meu coração

estou cheia

de um deleite tão imenso

de um êxtase tão doce

de um prazer tão profundo

O contato com meu amado

leva-me a todos os lugares

e a união

toca rapsódias em minha alma

Posso alcançar a união

quando alcanço a unidade

comigo mesma

Posso dançar em parceria

quando consigo dançar sozinha

Posso amar o outro

quando consigo amar a mim mesma

- Oráculo da Deusa - Amy Sophia -


Pirita - Blog Janinne Herrleinn

Conecte-se com a energia de Litha através dos Cristais!


Escolhi, dentre os cristais ligados ao Solstício de Verão, escrever um pouco sobre a Pirita, por ser uma excelente pedra de prosperidade em todos os níveis.


A Pirita é um escudo energético excelente. Ela bloqueia a energia negativa e poluentes em todos os níveis. Protege todos os corpos sutis e o físico, rechaçando o perigo e o mal. É uma pedra muito positiva, combate a inércia e os sentimentos de inadequação.

Facilita a realização do nosso potencial e o desenvolvimento dos nossos talentos, além de estimular o fluxo de ideias.

Um pedaço de pirita é o suficiente para energizar um ambiente inteiro. Útil no planejamento de grandes negócios. Promove a diplomacia e nos faz ver por trás de fachadas. Alivia ansiedade e frustração. Útil para pessoas que se sentem inferiores, pois fortalece a confiança em si.

Acelera a atividade mental, estimula a memória, a criatividade e a análise, expande e estrutura as faculdades mentais equilibrando instinto e intuição. Ajuda a combater a melancolia e o desespero profundo, aumenta o vigor e diminui a fadiga, impedindo que o corpo físico e a aura percam energia.




Há muitas lendas e ritos que envolvem a noite do Solstício de Verão.

  • Um dos costumes mais populares era a tradição de colher ervas medicinais e mágicas nesse dia, já que a força e o poder mágico estão no auge e o poder do sol em seu apogeu. Estas plantas eram colhidas ritualisticamente e usadas para encantamentos durante o inverno.

  • Há também uma infinidade de lendas que falam de antigas tradições de banhos purificadores e curas milagrosas realizadas nas noites do Solstício de Verão em fontes, rios e cachoeiras.

  • Os antigos povos europeus acreditavam que, nessa noite, todos os seres das florestas andavam correndo pelos campos e florestas poderiam ser vistos.

Litha é o melhor momento para fazer rituais ao ar livre, praticar divinação, cantar em homenagem aos Deuses, dançar e contar histórias em volta da fogueira.



Você pode ainda se conectar com a energia do Solstício de Verão organizando um banquete de Litha, no qual podem ser servidos pães especiais, batatas assadas, frutas e vegetais frescos da estação, patê de ervas, pães de cereais, vinho, hidromel, suco, cerveja e água.

Apesar de Litha ser um festival de fogo, a água tem grande importância, sendo um elemento de transformação. Use a egrégora desse dia tão especial para preparar água solarizada e imantar cristais e talismãs ao nascer do sol.


 

Celebre o Solstício de Verão, o poder da energia do Sol e canalize suas bençãos!

Não se esqueça: Essa é a noite do Poder Mágico!

 

Você pode participar do Ritual de Litha - Solstício de Verão junto comigo!

Aproveite o combo dos Rituais de Fim de Ano, clicando aqui!

Participe dos Rituais de Litha - Yule, Lua Nova e Ritual da Virada e ganhe 1 conselho do tarô para 2023 e 3 sessões de Reiki pela Mandala Vibracional! Não perca!

 

Fontes pesquisadas: 'O Anuário da Grande Mãe' - Mirella Faur; 'Wicca Religião da Deusa' e 'Todas as Deusas do Mundo' - Claudiney Prieto; 'O Oráculo da Deusa' - Amy Sophia; A Bíblia dos Cristais - Judy Hall.




Posts recentes

Ver tudo
Janinne Herrleinn
bottom of page