Ostara - O Equinócio da Primavera
top of page

Ostara - O Equinócio da Primavera

A entrada da primavera nos traz uma das mais lindas celebrações da Roda do Ano. Ostara é um dos 8 dias de maior poder da natureza no ano.

Ostara - O Equinócio da Primavera - Blog Janinne Herrleinn

Comemorado próximo aos dias 21/22 de setembro no Hemisfério Sul, também conhecido como Equinócio de Primavera, é o período em que as energias do dia e da noite estão em maior equilíbrio.


O Sol está exatamente acima da Linha do Equador - sendo assim, a partir de agora, os dias ficarão cada vez maiores.

Tradicionalmente marcando a transição para a metade iluminada do ano, comemora a fertilidade, quando a Terra começa a explodir em vida, e a renovação.

Sendo uma festividade solar, a entrada da primavera celebra a volta da luz, com o Deus Solar aquecendo a Terra e germinando as sementes. É o momento em que tudo que plantamos começa a ter sucesso, a vida começa a se renovar, a natureza desperta.



Ostara é o momento de equilíbrio das energias da natureza, equilíbrio entre dia e noite, feminino e masculino, Yin e Yang, da união da Deusa Lua com o Deus Sol.

E essas mudanças não se detêm ao plano energético, nossos corpos entram em renovação e tendem a sair da inércia, temos mais disposição para tudo - vamos usar essa disposição, esperanças e expectativas para traçar e atingir nossos objetivos!



A tradição mais conhecida e, até hoje, preservada é a pintura dos ovos.

Símbolo de fertilidade, o ovo representa toda a criação. Ótima atividade para fazer com as crianças!

Ao desenhar e pintar os ovos, atribuímos a eles a energia de nossos desejos.

Após o ritual, podemos oferecer os ovos à Grande Mãe, deixando aos pés de uma grande e linda árvore; enterrá-los em uma plantação para ajudar na fartura da colheita; ou enterrá-los em vasos de plantas, caso você não tenha acesso à natureza. Se eles forem cozidos anteriormente à pintura, você pode comê-los.


Outra tradição conta que, na Europa antiga, os pagãos mantinham, nos picos das montanhas, fogueiras acesas para que o seu brilho protegesse suas casas e fortalecesse a terra, tornando-a próspera e também iluminando o caminhos do Deus Sol, para que ele pudesse voltar a iluminar a Terra. Além disso, celebravam, com Círculos de Mulheres, Perséfone, na sua volta do submundo, e a Terra se enchendo de vida devido à felicidade de sua mãe, Deméter.

É um ótimo período para rituais de cura do passado, celebrações em família e do amor de Mãe e Filha.
Ostara - O Equinócio da Primavera - Blog Janinne Herrleinn

Lendas de Ostara

A lenda de como os ovos foram associados a essa celebração conta que a Deusa Eostre encontrava-se com um coelho que dava a ela lindos ovos, e que a mesma ficou tão feliz com os lindos presentes que quis dividir a dádiva com toda a humanidade. Então, o coelho saiu distribuindo seus ovos todos os anos na entrada da primavera.

Outra lenda ainda fala que o Mundo foi criado através de um “Ovo Primordial”, o qual foi posto pela Deusa Pássaro e foi chocado pelos raios do Deus Sol.

Ostara - O Equinócio da Primavera - Blog Janinne Herrleinn

Além do maior simbolismo desse Ritual, que são os ovos, o coelho tem parte importante nessas tradições. O coelho simboliza a Deusa e sua fertilidade, isso se confirma se observarmos as suas gestações: cada uma delas dura 28 dias, o exato tempo de uma lunação completa. Além de ter forte ligação com a Deusa Eostre em suas lendas.


Outro grande simbolismo dessa celebração são as flores, elas mostram que a Terra está explodindo em vida. Elas estão muito ligadas às tradições de Ostara, que era o dia em que os antigos pagãos colhiam flores - sendo essas consideradas mágicas! - e, com essas flores especiais de primavera, eles acreditavam que se conectariam com a Natureza e toda sua força e energia.

Eles usavam as flores para decorar suas casas e, a cada ano, no período de Ostara, colhiam novas flores e as trocavam, assumindo, assim, que a saúde, sorte, proteção, fartura e felicidade continuaria os abençoando.

Ostara é muito ligado às Deusas Donzelas da Primavera, principalmente à Deusa Eostre, mas também com as antigas Deusas, como Astarte e Ishtar, Deusas da criatividade, felicidade e amor, e Deuses da Fertilidade e no aspecto Jovem.

No período de Ostara, também eram feitas celebrações à Deméter, Ísis, Osíris e Athena. A morte e renascimento de vários Deuses eram comemoradas nesse período, como Adonis e Odin, e também de Deusas como Inanna e Perséfone. Outras divindades que têm relação com Ostara são Gaia, Parvati, Oxum, A Mulher que Muda e Lilith.


Ostara - O Equinócio da Primavera - Blog Janinne Herrleinn

ALGUMAS DICAS PARA VOCÊS USAREM NESSE EQUINÓCIO DA PRIMAVERA


Ostara é o momento de você se conectar com a natureza.

Conecte-se com a Mãe Terra, caminhe na natureza, colha flores... Se não tiver um jardim em casa ou acesso à natureza em um local seguro, plante vasos de flores ou plantas e enfeitar a casa com eles.

Pode também aproveitar esses jardins caseiros e fazer oferendas aos elementais e espíritos da natureza em agradecimento à Primavera.

Você pode fazer uma grande ceia de Ostara.

Fazer pães, bolos de mel ou de frutas da estação, ovos de chocolate, cremes, receitas que levem leite e ovos, saladas com legumes e verduras da estação e, para beber, ponche, vinho e iogurte.


Para o Ritual de Ostara:

  • Use caldeirões com água, flores, folhagens, penas, imagens das Deusas Pássaros, velas amarelas, brancas ou verdes (com cuidado para não haver acidentes), imagens de animais como coelho e pássaro, chocalhos e sinos;

  • No ritual, agradeça à vida, à renovação, à família, à harmonia e ao equilíbrio, força e beleza da Natureza;

Não esqueçam da pintura dos ovos, ela é parte essencial dessa festividade!

Para se conectar com essa energia maravilhosa de renovação, você também pode usar esses elementos:

  • As cores ligadas à Ostara são o Amarelo, o Verde e o Branco;

  • As ervas e flores que nos ligam à energia desse Ritual são Lavanda, Manjerona, Alecrim, Limão, Rosas, Açafrão, Tulipa, Narciso, Cravo e Verbena;

  • Alguns aromas que são ótimos para a entrada da Primavera são o Jasmim, a Bétula e o Lírio;

  • Você pode usar esses elementos ou, ainda, os que são naturais dessa estação no lugar onde você vive;

  • O Quartzo Branco, Quartzo Rosa, Lápis Lazuli, Ágata, Citrino e Amazonita são pedras com as quais podemos trabalhar nesse período.



 

Você pode participar do Ritual de Ostara junto comigo!

Para se inscrever, mande uma mensagem pelo Whatsapp (51) 996730719.

Posts recentes

Ver tudo
Janinne Herrleinn
bottom of page