Você sabe o que são Mudras?

Atualizado: 8 de nov.

Aprenda a usar os Mudras para melhorar sua qualidade de vida

Mudras são posturas simbólicas feitas com as mãos. A palavra ‘Mudra’ é sagrada, e o seu significado em sânscrito é ‘selo’. Estes gestos são usados na yoga para entrar em setores do inconsciente, eles estimulam campos determinados do cérebro e nos conectam com o interior. Podemos, assim, utilizar nossa energia e a energia universal para nosso benefício. Ao unirmos os dedos de ambas as mãos, fechamos circuitos em nossa mente, ajudando-nos a pensar com clareza.


Canalizamos a energia divina que desce para sustentar a vida e a qualificamos em nossos Chakras. Coração, cabeça e mãos são os poderosos responsáveis por atribuir essa energia. O coração canaliza a energia, a cabeça toma as decisões do que fazer com essa energia, e as mãos emoldam e dão a direção a essa energia para o local necessário.



Alinhando os Chakras através dos Mantras e Mudras


Chakra Básico

Toque o polegar com a ponta de seu dedo indicador. Visualize a cor vermelha evolvendo o Chakra Básico até as pontas dos pés. Inspire profundamente e entoe o mantra LAM.


Chakra Umbilical

Repouse as mãos em seu colo com as palmas viradas para cima, uma sobre a outra, preferencialmente com a mão esquerda por baixo. Encoste as pontas dos dois polegares delicadamente. Visualize a cor laranja envolvendo a parte ventral e lombar. Inspire profundamente e entoe o mantra VAM.


Chakra Plexo Solar

Posicione as mãos em forma de oração acima do umbigo. Encoste os punhos em seu plexo solar. Em forma de triângulo, una as pontas dos dedos repousando um polegar em cima do outro. Visualize a cor amarela abrindo como o Sol no seu Chakra do Plexo Solar. Inspire e entoe o mantra RAM.


Chakra Cardíaco

Sente-se de pernas cruzadas. Deixe as pontas dos dedos indicadores e polegar se tocarem. Ponha sua mão esquerda sobre seu joelho esquerdo e a direita na frente do seu osso do peito, na altura do pulmão. Visualize a cor verde ou rosa se expandir do centro do peito para os braços e mãos. Inspire e entoe o mantra YAM.


Chakra Laríngeo

Com as palmas das mãos para cima, entrelace seus dedos no interior de suas mãos, sem os polegares. Encontre as pontas dos polegares no alto, formando um círculo com as mãos. Visualize a cor azul clara no Chakra na base da garganta. Inspire e entoe o mantra HAM.


Chakra Frontal

Com polegares, dedos indicadores, anelares e mindinhos, faça o formato de um coração com as mãos. Mantenha os dedos médios retos, tocando-se no alto. Posicione as mãos na frente do peito (as mãos formam um olho). Visualize a cor índigo no seu Chakra Frontal. Inspire e entoe o mantra OM.


Chakra Coronário

Posicione as mãos unidas em frente ao estômago. Deixe os dedos mínimos para cima, tocando-se no alto. Cruze o resto de seus dedos, com o polegar esquerdo embaixo do direito. Visualize uma cascata de luz violeta no Chakra Coronário banhando todo corpo. Inspire e entoe o mantra AUM.



Alinhamento e Ativação dos Chakras


Para se sentir cada dia mais pleno, mais motivado e mais disposto, é importante praticar atividades que busquem o alinhamento e ativação dos Chakras. Os mantras e mudras alinham e equilibram todo o organismo e a energia vital.


Para que a ativação de Chakras por meio dos mantras de fato funcione, é preciso colocar as mãos delicadamente acima de cada Chakra, ou fazer seu mudra, e repetir o som por 3, 9, 27 ou 108 vezes. Concentração é fundamental. Por isso, esteja em uma posição confortável, feche os olhos e desligue seu cérebro de tudo aquilo que é externo.


Concentre sua mente unicamente em sua energia. E sinta os benefícios rapidamente.


  • A ativação do mantra do Chakra Básico acontece por meio do som LAM. Coloque suas mãos suavemente acima deste Chakra, ou faça seu mudra, e repita o som LAM 3, 9, 27 ou 108 vezes.


  • A ativação do mantra do Chakra Umbilical acontece por meio do som VAM. Coloque suas mãos suavemente acima deste Chakra, ou faça seu mudra, e repita o som VAM 3, 9, 27 ou 108 vezes.


  • A ativação do mantra do Chakra Plexo Solar acontece por meio do som RAM. Para tanto, basta colocar suas mãos suavemente acima deste Chakra, ou faça seu mudra, e repita o som RAM 3, 9, 27 ou 108 vezes.


  • A ativação do mantra do Chakra Cardíaco acontece por meio do som YAM. Para tanto, basta colocar suas mãos suavemente acima deste Chakra, ou faça seu mudra, e repita o som YAM 3, 9, 27 ou 108 vezes.


  • A ativação do mantra do Chakra Laríngeo acontece por meio do som HAM. Para tanto, basta colocar suas mãos suavemente acima deste Chakra, ou faça seu mudra, e repita o som HAM 3, 9, 27 ou 108 vezes.


  • A ativação do mantra do Chakra Frontal acontece por meio do som OM. Para tanto, basta colocar suas mãos suavemente acima deste Chakra, ou faça seu mudra, e repita o som OM 3, 9, 27 ou 108 vezes.


  • A ativação do mantra do Chakra Coronário acontece por meio do som AUM. Para tanto, basta colocar suas mãos suavemente acima deste Chakra, ou faça seu mudra, e repita o som AUM 3, 9, 27 ou 108 vezes.


 

Que possamos sempre cantar, entoar e nos elevar através dos mantras e mudras em nossas vidas!

 

Também gravei um vídeo explicativo em que faço todos estes Mudras, se quiser complementar o seu estudo clique aqui!

163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Blog Janinne.png