Beltane - O Casamento Sagrado
top of page

Beltane - O Casamento Sagrado

Um dos 8 dias de mais poder no ano!

Beltane - O Casamento Sagrado - Blog Janinne Herrleinn

Outubro é a época de uma das mais importantes e esperadas celebrações da Roda do Ano, o Beltane! Ele é comemorado no dia 31 de outubro, no Hemisfério Sul, acontece no pico da primavera e representa o Casamento Sagrado da Deusa com o Deus, e, dessa união, toda a terra fica fértil.

O Beltane e sua celebração oposta, Samhain, eram os maiores e mais comemorados rituais da Roda do Ano.

É a comemoração do Casamento Sagrado que dá a vida a tudo na Terra. Celebra a fertilidade e a sexualidade, a harmonização e complementação dos opostos e a conscientização dos impulsos e das reais necessidades. Sendo a festa mais alegre de todas, pois celebra a vida em todas as suas manifestações.


Marcada pelo pico da energia da Primavera, é quando Terra começa a se aquecer com o calor do Sol.

Comemora o florescimento da Terra e a ativação da energia vital e do fogo criador. Era celebrado pelos povos celtas com flores e uma grande festa para todos. É o momento em que tudo plantado em Ostara começa a brotar, sendo um ótimo momento para nutrir e fertilizar os nossos próprios desejos.


Se você quiser saber mais sobre os 8 dias de mais poder no ano, tenho um blog post que fala sobre isso!


Beltane - Maypole - Blog Janinne Herrleinn

Os símbolos mais conhecidos de Beltane são o "Maypole" e a Fogueira.


O Maypole, ou Mastro de Beltane, era feito com o tronco de uma árvore alta e forte, decorado com flores e tiras de tecido e levado para a praça do local, onde o Beltane era celebrado na comunidade. As fogueiras de Beltane eram construídas com madeiras de nove árvores sagradas para o povo local, aqui, podemos substituir por árvores nativas ou adaptadas que florescem nesse período, como, por exemplo: Jacarandá, Manacá, Sapucaia, Camélia, Azaléia, Rosa, Ipê, Flamboyant e Primavera.

O simbolismo do Maypole é honrar a fertilidade renovada da Terra.

O Maypole é ornado com flores e fitas coloridas. Cada participante pega uma fita e, dançando em volta do Maypole, as fitas vão se entrelaçando. Essa dança acontece até que o mastro fique revestido com as fitas, representando a união divina, o “Casamento Sagrado”.


As fogueiras são elementos importantíssimos dessa celebração.

Eram construídas ritualisticamente e acesas ao nascer da Lua, quando os celebrantes podiam pular sobre as fogueiras para se purificar, curar, atrair boa sorte, abundância e fertilidade.

É tradição amigos e familiares pularem a fogueira juntos para fortalecer seus laços, os casais para conceber uma criança e sócios para trazer prosperidades para seus negócios.

Hoje em dia, a fogueira pode ser substituída pelo caldeirão - o importante é ter esse elemento presente em seu ritual.



Você também pode celebrar o Beltane com um grande banquete para você e sua família.

Use comidas vermelhas e brancas, muitas frutas, especialmente as vermelhas, como maçãs, cerejas, morangos, framboesas e melancia, pratos com aspargos e champignons, ponche de vinho com frutas, sorvetes e mousses. Bolos de cereais, saladas, tortas e sucos.

Ervas da estação, curry, sementes de linho, manjerona, páprica, rabanete, amêndoas e baunilha são ótimas pedidas para essa celebração.

Neste período, também se oferta, para os Deuses da Natureza, frutas, leite, mel, cristais e contas coloridas.

Beltane - O Casamento Sagrado - Blog Janinne Herrleinn

Monte o seu Altar de Beltane!


Os elementos ritualísticos de Beltane têm a temática da união da Deusa com o Deus.

  • As velas, em sua maioria, são vermelhas, brancas e verdes (cuidado ao usar velas para que não aconteça acidentes).

  • São diversos os cristais que você pode usar em seu altar de Beltane, entre eles, quartzo rosa, quartzo verde, ágata fogo, esmeralda, berilo, turmalina, amazonita, aventurina e coral (que não é um cristal, mas tem uma energia maravilhosa) são escolhas excelentes.

  • Dentre os aromas, você pode usar canela, hortelã, tangerina, ylang-ylang, rosas, patchouli, almíscar, melissa, hibisco ou gerânio.

Colocam-se flores vermelhas, galhos e folhas como as de louro, além de frutas coloridas para que fique bonito e alegre.
  • Para unçao das velas, pode-se usar os óleos dos aromas que citei anteriormente ou, também, amêndoa, mirra ou sangue de dragão.

E junto com esses elementos de Beltane, use toda a montagem tradicional, representando os quatro elementos - o fogo, com uma vela, por exemplo; a água, com o cálice sagrado; a terra, com cristais; e o ar, com o Athame. Também utilizo outras velas para minha Deusa guardiã e outros Deuses que invoco durante o ritual.


Se você quiser saber mais sobre a montagem do altar, tenho um vídeo no youtube onde explico a montagem passo a passo.


Beltane - O Casamento Sagrado - Blog Janinne Herrleinn

No Beltane, além do Maypole e das Fogueiras, existem tradições e magias muito especiais feitas nessa celebração:

  • Uma magia que não pode faltar em seu ritual é o “Grande Rito”, ele representa o Casamento Sagrado, a união da Deusa e do Deus, que sustenta a Terra. O Grande Rito é realizado com o Athame e o Cálice.

  • Confeccionar coroas também é uma antiquíssima tradição. Feitas comente com Hera trançada ou enfeitada com muitas flores, é uma criação única, inspirada pelas energias da celebração, a intenção e os pensamentos que você coloca enquanto a confecciona são muito importantes. As coroas representam a Roda do Ano e seus ciclos.

  • As cinzas do Fogo Sagrado também são usadas. Uma tradição de Beltane é guardar as cinzas da fogueira para utilizar em encantamentos de fertilidade, para abençoar objetos e pessoas.

  • Outra bela tradição era a de colher flores na noite de Beltane e ao voltar ao povoado, parar nas casas vizinhas e presentear os moradores com as flores recém colhidas. Em agradecimento, os anfitriões ofertavam suas melhores comidas e bebidas. Eles acreditavam que esse ato traria boa sorte e era um ato de generosidade que representava a bondade da terra essa época do ano.

  • Lavar o rosto no orvalho da manhã de Beltane também é uma magia fortíssima - segundo as tradições de Beltane, isso traz beleza à pessoa que o faz.

  • Também eram feitas oferendas ao povo das fadas (segundo as lendas, elas que traziam o verão), colocava-se tiras de tecido em uma árvore fazendo seus pedidos e procurava-se pelos seus círculos de cogumelos.


 

Aproveite essa época maravilhosa para celebrar e canalizar todas energias da natureza para sua vida!

 

Você pode participar do Ritual Beltane junto comigo!

A inscrição é feita através do WhatsApp (51) 99673 0719.

Posts recentes

Ver tudo
Janinne Herrleinn
bottom of page