Beltane - O Casamento Sagrado

Um dos 8 dias de mais poder no ano!

Outubro é a época de uma das mais importantes e esperadas celebrações da Roda do Ano, o Beltane! Ele é comemorado no dia 31 de outubro, no Hemisfério Sul, acontece no pico da primavera e representa o Casamento Sagrado da Deusa com o Deus, e, dessa união, toda a terra fica fértil.


O Beltane e sua celebração oposta, Samhain, eram os maiores e mais comemorados rituais da Roda do Ano.

É a comemoração do Casamento Sagrado que dá a vida a tudo na Terra. Celebra a fertilidade e a sexualidade, a harmonização e complementação dos opostos e a conscientização dos impulsos e das reais necessidades. Sendo a festa mais alegre de todas, pois celebra a vida em todas as suas manifestações.


Marcada pelo pico da energia da Primavera, é quando Terra começa a se aquecer com o calor do Sol.

Comemora o florescimento da Terra e a ativação da energia vital e do fogo criador. Era celebrado pelos povos celtas com flores e uma grande festa para todos. É o momento em que tudo plantado em Ostara começa a brotar, sendo um ótimo momento para nutrir e fertilizar os nossos próprios desejos.


Se você quiser saber mais sobre os 8 dias de mais poder no ano, tenho um blog post que fala sobre isso!


Os símbolos mais conhecidos de Beltane são o "Maypole" e a Fogueira.


O Maypole, ou Mastro de Beltane, era feito com o tronco de uma árvore alta e forte, decorado com flores e tiras de tecido e levado para a praça do local, onde o Beltane era celebrado na comunidade. As fogueiras de Beltane eram construídas com madeiras de nove árvores sagradas para o povo local, aqui, podemos substituir por árvores nativas ou adaptadas que florescem nesse período, como, por exemplo: Jacarandá, Manacá, Sapucaia, Camélia, Azaléia, Rosa, Ipê, Flamboyant e Primavera.

O simbolismo do Maypole é honrar a fertilidade renovada da Terra.

O Maypole é ornado com flores e fitas coloridas. Cada participante pega uma fita e, dançando em volta do Maypole, as fitas vão se entrelaçando. Essa dança acontece até que o mastro fique revestido com as fitas, representando a união divina, o “Casamento Sagrado”.


As fogueiras são elementos importantíssimos dessa celebração.

Representando o Deus Bel, eram construídas ritualisticamente e acesas ao nascer da Lua, quando os celebrantes podiam pular sobre as fogueiras para se purificar, curar, atrair boa sorte, abundância e fertilidade.

É tradição amigos e familiares pularem a fogueira juntos para fortalecer seus laços, os casais para conceber uma criança e sócios para trazer prosperidades para seus negócios.

Hoje em dia, a fogueira pode ser substituída pelo caldeirão - o importante é ter esse elemento presente em seu ritual.



Você também pode celebrar o Beltane com um grande banquete para você e sua família.

Use comidas vermelhas e brancas, muitas frutas, especialmente as vermelhas, como maçãs, cerejas, morangos, framboesas e melancia, pratos com aspargos e champignons, ponche de vinho com frutas, sorvetes e mousses. Bolos de cereais, saladas, tortas e sucos.

Ervas da estação, curry, sementes de linho, manjerona, páprica, rabanete, amêndoas e baunilha são ótimas pedidas para essa celebração.

Neste período, também se oferta, para os Deuses da Natureza, frutas, leite, mel, cristais e contas coloridas.

Monte o seu Altar de Beltane!


Os elementos ritualísticos de Beltane têm a temática da união da Deusa com o Deus.

As velas, em sua maioria, são vermelhas, brancas e verdes (cuidado ao usar velas para que não aconteça acidentes).

São diversos os cristais que você pode usar em seu altar de Beltane, entre eles, quartzo rosa, quartzo verde, ágata fogo, esmeralda, berilo, turmalina, amazonita, aventurina e coral (que não é um cristal, mas tem uma energia maravilhosa) são escolhas excelentes.

Dentre os aromas, você pode usar canela, hortelã, tangerina, ylang ylang, rosas, patchouli, almíscar, melissa, hibisco ou gerânio.

Colocam-se flores vermelhas, galhos e folhas como as de louro, além de frutas coloridas para que fique bonito e alegre.

Para unçao das velas, pode-se usar os óleos dos aromas que citei anteriormente ou, também, amêndoa, mirra ou sangue de dragão.

E junto com esses elementos de Beltane, use toda a montagem tradicional, representando os quatro elementos - o fogo, com uma vela, por exemplo; a água, com o cálice sagrado; a terra, com cristais; e o ar, com o Athame. Também utilizo outras velas para minha Deusa guardiã e outros Deuses que invoco durante o ritual.


Se você quiser saber mais sobre a montagem do altar, tenho um vídeo no youtube onde explico a montagem passo a passo.


No Beltane, além do Maypole e das Fogueiras, existem tradições e magias muito especiais feitas nessa celebração:

  • Uma magia que não pode faltar em seu ritual é o “Grande Rito”, ele representa o Casamento Sagrado, a união da Deusa e do Deus, que sustenta a Terra. O Grande Rito é realizado com o Athame e o Cálice.

  • Confeccionar coroas também é uma antiquíssima tradição. Feitas comente com Hera trançada ou enfeitada com muitas flores, é uma criação única, inspirada pelas energias da celebração, a intenção e os pensamentos que você coloca enquanto a confecciona são muito importantes. As coroas representam a Roda do Ano e seus ciclos.

  • As cinzas do Fogo Sagrado também são usadas. Uma tradição de Beltane é guardar as cinzas da fogueira para utilizar em encantamentos de fertilidade, para abençoar objetos e pessoas.

  • Outra bela tradição era a de colher flores na noite de Beltane e ao voltar ao povoado, parar nas casas vizinhas e presentear os moradores com as flores recém colhidas. Em agradecimento, os anfitriões ofertavam suas melhores comidas e bebidas. Eles acreditavam que esse ato traria boa sorte e era um ato de generosidade que representava a bondade da terra essa época do ano.

  • Lavar o rosto no orvalho da manhã de Beltane também é uma magia fortíssima - segundo as tradições de Beltane, isso traz beleza à pessoa que o faz.

  • Também eram feitas oferendas ao povo das fadas (segundo as lendas, elas que traziam o verão), colocava-se tiras de tecido em uma árvore fazendo seus pedidos e procurava-se pelos seus círculos de cogumelos.


Aproveite essa época maravilhosa para celebrar e canalizar todas energias da natureza para sua vida!

 

Você pode participar do Ritual Beltane junto comigo!

Investimento: R$ 80,00

A inscrição é feita através do WhatsApp (51) 99673 0719 mediante transferência bancária ou PIX.

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Blog Janinne.png