Imbolc - a renovação da Terra

Atualizado: 8 de nov.

Saiba um pouco da minha ligação com esse Grande Sabbath e como usar sua energia para ativar a Prosperidade em sua vida!

Dia 1 de agosto, comemoramos o Imbolc, um dos 8 dias de mais poder no ano. O Imbolc acontece no pico do inverno e traz o princípio da primavera, a purificação, a renovação da vida, o despertar da terra e a força vital. É uma data ligada à Brigid, Deusa Celta da cura, da fertilidade, das artes, do amor - uma Deusa generosa e abundante!


Alguns anos atrás, eu estive pela primeira vez na Irlanda e já tinha a primeira parada definida: Kildare, uma cidade no interior da Irlanda, que gira em torno da devoção à Deusa Brigid, preservando seus locais sagrados até hoje.

Com o passar dos séculos, mesmo com a ascensão da igreja católica, a Deusa Brigid nunca deixou de ser seguida - peregrinos vão até Kildare atrás das “Águas Sagradas” de Brigid e de suas curas.

Em um certo momento, a igreja católica “adotou” a Deusa Brigid, transformando-a em Santa Brigida, e, no local onde eram feitos seus rituais, debaixo de um grande Carvalho, foi erguida uma catedral.


Neste local, sacerdotisas de Brigid alimentavam o “Fogo Sagrado”, um dos símbolos da Deusa Brigid e do ritual de Imbolc. O fogo que nunca se extingue era um dos pontos centrais de sua devoção, sendo permitida apenas a entrada de mulheres neste local sagrado.


O mais interessante é que, mesmo com a igreja católica e o patriarcado tendo tomado conta desse local e, mesmo no terreno de uma catedral, no local do Fogo Sagrado, ainda hoje, só é permitida a entrada de mulheres.


É um lugar muito forte e de uma paz inigualável! Após fazer minhas homenagens à Deusa, eu apenas me deitei na grama incrivelmente verde que faz jus à fama da ilha e respirei. Foi meu primeiro momento de conexão com o local.


A respiração é algo muito importante durante a conexão com todo tipo de energia. A respiração e a meditação são a base de todo o trabalho de desenvolvimento espiritual e mágico. Precisamos reaprender a respirar e dominar a mente para meditar.

Use a respiração e a meditação para se conectar à energia de abundância desse dia especial. Você pode ainda usar os aromas mais ligados a Imbolc, que são Olíbano, Sândalo, Cravo, Canela e Sangue-de-Dragão!

O Fogo Sagrado de Brigid, mesmo tendo a simbologia física da fogueira, é, na verdade, a representação do mais puro e constante amor - o fogo da lareira que aquece o centro da casa e cada um dos integrantes de uma família e, principalmente, o nosso fogo pessoal, que esquenta nossos corações e nos dá a possibilidade de conquistar TUDO o que almejamos!


A cor que mais associam à Brigid e ao Imbolc é o verde, representando a cura, sendo usado também o laranja e o amarelo, que representam o Sol e o fogo. Você pode usar essas três cores durante o período de Imbolc, amarrar fitas e principalmente acender velas dessas cores para ativar energia de cura, abundância e brilho, e se conectar com a Deusa Brigid!


Conhecidos como Festivais do Fogo, em todos os grandes sabbaths, era tradicional acender fogueiras, mas, no Imbolc, isso não era possível, pois era um período muito frio. Assim, as fogueiras eram representadas por muitas tochas e velas.



Tudo que vive neste local foi maravilhoso, mas o mais lugar em que eu senti a energia mais fantástica de toda viagem foi no local de cura de Brigid: a fonte! Fica a alguns quilômetros da cidade, e a estrada para chegar é um grande corredor de árvores centenárias.

As águas da fonte e do poço de Brigid são conhecidas pelas suas curas, e, chegando lá, foi mágico! Foi o lugar de maior paz que eu já estive, fiquei num estado de nutrição e plenitude indescritível. Apenas o barulho das águas gélidas de Brigid, os pássaros e o vento. Inesquecível!


Brigid Cross

Ligada à Deusa Brigid e ao Imbolc, a Brigid Cross é um símbolo solar de proteção. Esta, da foto principal do post, é a minha, eu a trouxe de Kildare. Lá, todo ano, a mesma senhora local colhe as palhas, confecciona as cruzes manualmente e as distribui. Você também pode confeccionar a sua, é uma ótima forma de se conectar com a Deusa Brigid!


A conexão com a energia de abundância de Imbolc também pode ser feita através dos alimentos. Este sabbath tem grande ligação com o leite - use as suas receitas de família que levam leite e divida uma farta mesa com seus familiares. Você também pode usar ovos, especiarias, saladas de sementes e brotos e chás depurativos!

Pode usar no seu altar ou deixar perto de você os cristais de jaspe sanguíneo, berilo e quartzo rosa, também o coral e o âmbar. Todos eles te ajudam a ativar a energia trabalhada em Imbolc.

Outra prática tradicionalmente associada ao Imbolc é a varredura. Por ser um sabbath de purificação, podemos usar uma “vassoura mágica” para varrer todo azar e energia negativa.


É vital que possamos nos livrar da bagagem que obstrui nossas vidas em Imbolc. Precisamos jogar fora o que não usamos mais, criar o vácuo para vir o novo. Colecionar livros que nunca leu; roupas para, quando emagrecer, usar novamente; lamentações e frustrações do passado; quinquilharias consomem energia necessárias para construir coisas novas. A vida é um processo contínuo de purificação.

Devemos limpar a casa, a gaveta, a mente e o coração. Cada fase exige renúncia. A eliminação tem duas finalidades, que é a de livrar você do que está errado e expandir as suas virtudes! Deixamos, em nossos corpos, chakras e aura, bloqueios e amarras que precisam ser liberadas.



Banho de Purificação para Imbolc

  • 1 punhado de sal marinho;

1 ramo da erva fresca ou 1 colher de chá da erva seca das ervas:

  • Arruda;

  • Guiné;

  • Cravo;

  • Eucalipto;

  • Sálvia;

  • 1 gota de óleo essencial de Cânfora ou 1 folha é ótima também.


Existem várias maneiras de preparar uma banho com ervas e plantas:

  • Podemos macerar as plantas em água morna, fazendo nossos pedidos enquanto amassamos as folhas ou flores;

  • Com as ervas secas, fervemos 2 a 3 litros de água, desligamos o fogo e colocamos as ervas, deixando em infusão por 10 minutos;

  • Se forem frescas, jogamos as folhas ou ramos.

Cada planta tem uma determinada quantidade segura para o uso. Siga sempre as quantidades das receitas para não se machucar.

  • Você ainda pode usar óleos essenciais, nunca ultrapassando 1 gota de cada e sempre diluindo em 1 colher de Álcool de Cereais antes de misturar ao banho.

Tome seu banho de higiene e logo após jogue a infusão, já em temperatura apropriada para o banho, do pescoço para baixo.



OBS.: os banhos e chás devem ser feitos em panelas de barro, ferro ou esmaltadas.

Evite o alumínio!

 

Podemos atrair energias renovadas em Imbolc colocando óleos essenciais no difusor, levando plantas novas para dentro de casa, fazendo banhos ou chás regeneradores.

A casa é a expressão simbólica de nós mesmos. Ela necessita estar limpa e organizada para que possamos atrair as energias de prosperidade para nossas vidas. Cuidar de nossos pensamentos e ter em mente nossas metas e objetivos bem definidos, é importante para o processo de prosperidade.

A partir do momento em que preparamos uma casa energeticamente para ser próspera, todos os habitantes serão afetados por essas vibrações positivas. Cria-se um movimento de mudança dos moradores: vontade de crescer, de prosperar, ânsia de buscar novos horizontes e a extrema necessidade de livrar-se do velho e ultrapassado.


Todos devem e começam a pensar e sentir prósperos. Definitivamente, prosperidade não combina com medo, limitação, baixa autoestima, preocupação e crença na pobreza.



ATRAINDO A PROSPERIDADE A PARTIR DE IMBOLC

Podemos atrair a prosperidade através da natureza e de nossos pensamentos.

A prosperidade faz parte de todos os setores de nossa vida, como saúde, felicidade, amor, dinheiro, etc.

Que tal umas dicas?


CANELA - A canela é uma planta fácil de encontrar e poderosa. A canela é regida pelo Sol e atrai a prosperidade, fartura, alegria e paixão. Podemos usar o óleo essencial em aromatizadores, ter plantada, soprar o pó de canela na porta fazendo os pedidos, levar um pauzinho de canela na bolsa ou carteira, mascar antes do beijo (é de tirar o fôlego!) e usar nos alimentos.


NOZ MOSCADA - Tenha sempre uma no açucareiro para garantir a fartura em casa. É regida por Júpiter, o planeta da riqueza e expansão. Coloque, no dia do Imbolc, no seu açucareiro.


LOURO - Regida pelo Sol, essa planta atrai riqueza, saúde e felicidade. Pode ter plantada em casa, usada nos alimentos e para atrair a prosperidade, queimar suas folhas secas pela casa. Na noite de Imbolc, escreva pedidos nas folhas de louro e queime no fogo de uma lareira ou caldeirão com um pouquinho de álcool de cereais.


GIRASSOL - Tenha sempre um vaso de Girassol ou sementes nos vidros em sua cozinha, essa planta regida pelo Sol atrai a fartura, abundância, felicidade e fortalece a personalidade. Coloque um vaso com girassol no seu altar para celebrar o Imbolc.


ORÉGANO - Regida pelo planeta Mercúrio, atrai lucros, vendas, viagens e acelera paixões quando usada na comida ou em forma de incenso.


CRISÂNTEMO - Regidas pelo Sol, afasta a negatividade, purifica o ambiente e atrai a abundância e felicidade. Uma flor excelente para ter no altar de Imbolc, espalhe alguns vasinhos pela casa.


MOSTARDA - Tenha sempre sementes de mostardas na caixa registradora, carteira, cofres ou onde guarda seu dinheiro para atrair a prosperidade. Regida pelo Sol.


ROSA - Regida por Vênus, o planeta do amor e beleza, pode ser usada através de banhos, infusões, sachês e aromatizadores. Amplia as forças do coração e a capacidade de cura. Tome banhos de rosas nesse dia!


SAMAMBAIA - Ter o vaso em casa garante a alegria de viver e a fartura.


ANIS-ESTRELADO - Regido por Júpiter, atrai a riqueza e a prosperidade para todos os setores. Pode ser usada em aromatizadores, banhos, sachês, na bolsa e carteira. Queime anis-estrelado pela casa como defumação.


 

Você pode participar do Ritual de Imbolc junto comigo!

Para se inscrever, mande uma mensagem pelo Whatsapp (51) 996730719.

Investimento: R$ 80,00.


Gostou de saber sobre o Imbolc? Tenho também um vídeo explicativo sobre esse Grande Sabbath! Clique aqui para ver!

162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Blog Janinne.png